Dificuldades na garantia dos direitos políticos das mulheres na era contemporânea
Dificuldades na garantia dos direitos políticos das mulheres na era contemporânea
Apesar dos avanços significativos na conquista dos direitos políticos das mulheres ao longo dos últimos séculos, ainda existem diversas dificuldades e desafios na garantia plena desses direitos na era contemporânea. Algumas das principais dificuldades incluem:
Sub-representação: As mulheres ainda são sub-representadas em muitos órgãos políticos e cargos de liderança em todo o mundo. Isso se deve, em parte, a barreiras culturais e estereótipos de gênero que limitam a participação das mulheres na política.
Discriminação e preconceito de gênero: A discriminação baseada no gênero persiste na política contemporânea, manifestando-se em diversas formas, desde comentários e atitudes sexistas até o uso de estereótipos de gênero para minar a credibilidade e a capacidade das mulheres na esfera política. Essa discriminação pode dificultar a participação e a ascensão das mulheres na política.
Falta de apoio partidário: Em alguns casos, os partidos políticos não proporcionam um ambiente favorável para o avanço das mulheres na política. Pode haver falta de apoio financeiro, falta de incentivo para candidaturas femininas e resistência à promoção de lideranças femininas dentro do partido.
Segundo CDD numa notícia publicada a 17 de Julho de 2023 apenas 6 de 65 candidatos no partido dominante são mulheres que foram eleitas a cabeças de listas para as eleições autárquicas o que corresponde a 9% e 91% são todos homens .
Referências Bibliográficas:
CDD,Descentralização dominada por homens: Apenas 06 dos 65 cabeças de lista da Frelimo são mulheres,2023
Comments
Post a Comment