Comunicação Social na Campanha Eleitoral
Comunicação Social na Campanha Eleitoral
A comunicação social desempenha um papel central em qualquer campanha eleitoral, mas os editores e jornalistas do setor têm restrições públicas específicas.
Ao longo deste período da campanha oficial, há limitações impostas à comunicação social.
A comunicação social do setor público tem de ser equilibrada.
A imprensa escrita privada e partidária está autorizada a ser tendenciosa. Mas a lei eleitoral exige uma restrição específica para a mídia do setor público: “As publicações noticiosas do setor público que insiram matéria relativa à campanha eleitoral devem verificar um tratamento jornalístico não discriminatório às diversas candidaturas. “ Isto significa que a Rádio Moçambique, a TVM, o Notícias não podem dar uma vantagem ao partido no governo.
Os partidos também vão querer garantir que não serão discriminados pelos meios de comunicação social do setor público, e os observadores não-partidários vão querer acompanhar o desempenho da comunicação social.
Referência Bibliográfica:
HANLON, Joseph, Por eleições Transparentes, Livres e justas: Manual para comunicação social, observadores não-partidários e Delegados das candidaturas para eleições em Moçambique, 2013
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