Tipos de Violência Online contra as Mulheres
Rúbrica da Cidadania do Txeka na Rádio Indico
Tema: Tipos de Violência Online contra as Mulheres
As novas Plataformas Digitais que utilizamos diariamente para aceder a informação e nos comunicar trouxe uma natureza imprópria, tóxica, ofensiva e discriminatória dos comportamentos online que colocam em evidência o papel subversivo do ambiente digital.
Em particular, os padrões de violência contra as mulheres parecem intensificar-se, ao mesmo tempo que surgem novas modalidades de ofensas.
Aqui estão algumas das principais formas de violência online contra as mulheres:
1- Assédio Online
Assédio online contempla um conjunto diversificado de comportamentos abusivos que envolvem a imposição intencional de sofrimento emocional por meio do discurso digital. São exemplos de assédio online: provocações ofensivas nas redes sociais, chats e fóruns; ameaças de violência física e/ou sexual através de email, mensagens de telemóvel ou em plataformas online; discurso de ódio sexista ou com base na identidade de género e noutras características, tais como a nacionalidade e a orientação sexual.
2- Perseguição Online
Perseguição online envolve o constrangimento reiterado da liberdade de determinação das vítimas, importunando-as e provocando-lhes sofrimento nas esferas privada, profissional e social.
3- Cyber Mobs
Cyber Mobs são práticas online de assédio coletivo que visam atacar uma pessoa em particular, frequentemente em competição com outros grupos online. São exemplos de assédio coletivo a publicação por parte de grupos online de conteúdo ofensivo, humilhante e destrutivo, com o objetivo de criar uma imagem negativa em torno de alguém.
4- Doxing
Doxing é a expressão usada para designar o furto e a publicação não autorizada de dados privados. São exemplos de doxing o roubo e divulgação online não autorizada de informações pessoais das esferas privada, financeira e familiar.
5- Furto de Identidade
Furto de identidade online envolve práticas de apropriação ilegítima da identidade alheia ou de informações pessoais para fins ilícitos e para a prática de crimes. Furtos de identidade online ocorrem frequentemente através da apropriação de perfis online, após furto de dados,. Etc.
6- Abuso Sexual Através de Imagens
Abuso sexual através de imagens contempla a disseminação não consentida de fotografias ou vídeos íntimos de terceiros. São exemplos de abuso sexual através de imagens a divulgação online não consentida de fotografias ou vídeos que podem ter sido gravados de forma consentida ou capturados de forma não consentida
7- Cyber-flashing
Cyberflashing corresponde à receção de imagens não desejadas de natureza sexual.
8- Sextortion
Sextortion envolve práticas de extorsão de dinheiro ou outras exigências em troca da não divulgação online de fotografias ou vídeos com conteúdo sexualmente explícito envolvendo a vítima.
9- Manipulação de Imagens e Deep Fake
Práticas de manipulação sofisticada de imagens de uma pessoa e sua divulgação ilegítima. O termo deep fake refere-se ao uso de tecnologia que manipula fotografias ou vídeos verdadeiros, gerando conteúdos falsos, mas tecnicamente credíveis de uma pessoa, com frequência de natureza sexual. Uma das práticas mais comuns é trocar a face de pessoas envolvidas em práticas sexuais.
Comments
Post a Comment